Sentinela24


 
 
 
 

PREVENTIVA PARA HOMEM QUE MATOU COMPANHEIRA NO CATUJAL 

LOURES (16 Julho) – O Tribunal Judicial de Loures confirmou esta tarde a prisão preventiva a um homem, de 52 anos que, ontem à tarde, matou a mulher com recurso a uma catana e uma faca, na Rua da Gaivota, no Catujal. A vítima ainda foi levada com vida, mas em estado muito grave, para o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, mas acabou por sucumbir posteriormente.  O suspeito colocou-se na altura em fuga, vindo a entregar-se voluntariamente mais tarde na PSP de Sacavém.
 

QUARENTA ABUSADORES DE CRIANÇAS PRESOS EM SEIS MESES


LISBOA (27 Junho) - Quarenta indivíduos foram detidos, desde Janeiro até ao momento, em todo o País, pela Polícia Judiciária (PJ), no âmbito de investigações relacionados com o abuso sexual de crianças. A maioria encontra-se em prisão preventiva, a aguardar o desenrolar dos respectivos processos. Uma grande maioria dos detidos tinham uma relação de parentesco com as vítimas, outros eram simplesmente vizinhos. No ano passado, a Polícia Judiciária (PJ) constitui 409 arguidos, por suspeita de abuso sexual de crianças. Este tipo de crime representou a maior percentagem, cerca de 46%, comparado com os crimes de violação, com cerca de 20%.

 


AGENTES DA PSP EM PREVENTIVA POR SUSPEITAS DE CORRUPÇÃO


LISBOA (27 Junho) - Três agentes da PSP, arguidos em processo de alegada corrupção, viram as prisões preventivas confirmadas e recolheram ao Estabelecimento Prisional de Évora. A investigação, que contou, desde o início, com o apoio da Direcção Nacional da PSP, esteve a cargo da Polícia Judiciária (PJ), na sequência de inquérito em curso na 9.ª Secção do DIAP de Lisboa. Os polícias pertencem ou pertenceram ao Departamento de Armas e Explosivos/Divisão de Infracções e Fiscalização e terão arrecadado largos milhares de euros ao facilitarem despachos no âmbito da fiscalização de entidades sujeitas legalmente à actividade explosivos.

 

 

SEF CAÇA FUGITIVO NO AEROPORTO DE FARO

 

FARO (27 Junho) - O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) capturou, no aeroporto de Faro, um cidadão estrangeiro em cumprimento de mandado detenção europeu, para efeitos de extradição, emitido pelas autoridades alemãs, por crimes fiscais. O homem, de 51 anos, foi identificado no controlo documental de saída de território nacional, com destino ao Reino Unido. Depois de ser ouvido pelo Tribunal da Relação de Évora, foi determinada a sua prisão preventiva, enquanto decorrem os termos processuais com vista à sua extradição para a Alemanha.

 

 

 

CASAL CONDENADO A 13 ANOS DE PRISÃO POR ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS


MIRANDELA (28 Maio)- O Tribunal Judicial de Mirandela condenou a um total de 13 anos de prisão um homem e uma mulher pela prática de crimes de abuso sexual de crianças agravados. O Tribunal deu como provado que o arguido, que tinha relacionamento sexual com a arguida, manteve várias práticas sexuais com duas filhas e uma neta da mesma, contando sempre com o consentimento e colaboração desta, que determinava às crianças que acedessem aos desejos do arguido e colaborassem com ele. Os factos foram praticados, maioritariamente, quando as crianças tinham 5, 10 e 13 anos de idade. O arguido foi condenado nas penas parcelares de 4 anos e 7 meses, 4 anos e 3 meses e 3 anos e 6 meses. Em cúmulo jurídico foi condenado na pena única de 6 anos e 6 meses de prisão. Já a arguida foi condenada nas penas parcelares de 4 anos e 10 meses, 4 anos e 6 meses e 3 anos e 9 meses de prisão e, em cúmulo jurídico, foi condenada na pena única de 7 anos de prisão. No entanto, o Ministério Público vai interpor recurso por considerar que as penas ficam abaixo do que imporia o critério legal.

"NINHO DE ÁGUIA" DA GNR APANHA MAIS DE 40 QUILOS DE DROGAS


ALMADA (23 Maio) - O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de  Almada, após seis meses de investigação sobre um inquérito de tráfico de estupefacientes, levou a efeito a operação “Ninho de Águia”, que culminou com a descoberta de uma rede organizada, a detenção de dez pessoas e a apreensão de mais de 40 quilos de droga. A investigação, que teve origem na área da Charneca de Caparica, estendeu-se a várias regiões do País, como Caldas da Rainha, Santarém e Leiria. A rede dedicava-se ao tráfico de canábis e pólen de haxixe com um sistema de distribuição muito cuidado e preciso. Das investigações e diligências resultaram a detenção de dez pessoas, a apreensão de 41,463 quilos (207315 doses individuais) de haxixe, 1,909 quilos de canábis, duas armas de fogo (uma pistola 6.35mm e um revólver.32), 299 munições de diversos calibres, quatro veículos ligeiros de passageiros, dois motociclos, 4620 euros em numerário, 33 telemóveis, três balanças de precisão, dois binóculos, quatro computadores portáteis, entre outros objectos. Nesta operação foram empenhados 35 militares do Comando Territorial de Setúbal, militares do Grupo de Intervenção e Operações Especiais e quatro binómios de detecção de estupefacientes e armas do Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção da GNR.

 

MP ACUSA ARGUIDOS ESTRANGEIROS, PEDE EXPULSÃO E RECOLHA DE ADN


SINTRA (23 Maio) - O Ministério Público na 4ª secção do DIAP da Comarca da Grande Lisboa Noroeste (Sintra), deduziu acusação contra três arguidos, imputando-lhes a prática de diversos crimes de roubo agravado, detenção de arma proibida e falsificação de documentos. Segundo a investigação da Polícia Judiciária (PJ), entre os meses de Setembro de 2012 e Novembro de 2012, os arguidos praticaram 6 assaltos à mão armada em postos de abastecimento de combustíveis e um em estabelecimento de venda de ouro, designadamente na Ericeira, na Moita, Santo António da Charneca, Negrais, São João das Lampas, Torres Vedras e Alenquer. Os três arguidos encontram-se em prisão preventiva e foi requerida na acusação a aplicação, a todos eles, da pena acessória de expulsão, bem como da recolha de amostras de ADN nos termos do artigo 8.º, n.º 3 da Lei 5/2008, de 12 de Fevereiro.

AGENTE DE EXECUÇÃO DESVIOU PENHORAS A 3 CÂMARAS PARA CONTA PESSOAL


LISBOA (22 Maio) - O Ministério Público deduziu acusação, requerendo o julgamento em tribunal singular, contra um solicitador pela prática do crime de peculato na forma continuada.  De acordo com a prova indiciária recolhida, o arguido foi nomeado Agente de Execução em determinado processo e no exercício das funções procedeu à penhora de créditos de 3 Câmaras Municipais, fazendo o depósito das quantias penhoradas na sua conta, sendo que não efectuou a entrega devida aos respectivos credores contrariamente aos seus deveres profissionais. Desse modo e atentos os indícios probatórios, o arguido apoderou-se de 27.743,59 euros. A investigação foi dirigida pela 9ª secção do DIAP de Lisboa e realizada pela UNCC da PJ.

PSP CAPTURA EM FLAGRANTE HOMENS QUE SEQUESTRARAM IDOSA DE 86 ANOS

 

PAREDE (22 Maio) – A PSP capturou, em flagrante, dois homens que estavam a sequestrar uma idosa de 86 anos no seu domicílio, na Rua Cidade de Évora, na Parede, Cascais, para lhe roubar todos os valores. A Polícia interveio na sequência da denúncia de um cidadão anónimo. Momentos antes, os suspeitos, de 23 e 38 anos, sem antecedentes, tinham entrado na casa da vítima, que foi manietada e fechada num quarto. No carro utilizado pelos suspeitos a polícia confiscou um revólver. 38, 317,80 Euros do Banco Central Europeu, em numerário; 22.000 rupias; 40 relógios, em que 7 estão avaliados em cerca de 1.800€ e um em 30.000€; 2 passa-montanhas; 2 capacetes e 10 embalagens de substâncias anabolizantes e esteróides.

DUAS PORTUGUESAS MORTAS A TIRO EM DOIS ANOS NOS ESTADOS UNIDOS


Andrea Rebello, 21 anos
Débora Ferreira, 32 anos
NOVA IORQUE (19 Maio) – Andrea Rebello, 21 anos, uma estudante universitária portuguesa foi morta na sexta-feira de madrugada em Tarrytown, Nova Iorque, durante uma troca de tiros entre um cadastrado que tinha tomado de assalto a sua vivenda e agentes da Polícia de Nassau.  A jovem foi atingida acidentalmente com um tiro na cabeça por um dos dois agentes da polícia com quem o assaltante, Dalton Smith, de 30 anos, entrou em confronto armado. Smith também morreu no tiroteio. Momentos antes, encapuzado com uma máscara de esqui, Dalton Smith, que tinha longo cadastro, entrou na vivenda onde Andrea estava com a irmã gémea, o namorado desta e outra mulher, tomando-os todos como reféns. Andrea Rebello estudava Relações Públicas na Universidade de Hofstra. Foi a segunda morte violenta de uma portuguesa nos últimos dois anos nos Estados Unidos. Em Agosto de 2011, Débora Ferreira, 32 anos, guarda prisional em Essex, Nova Jérsia, foi morta a tiro dentro do carro, em Newark. Tinha estado momentos antes com um grupo de amigos no Club Mentors- um bar frequentado por agentes de segurança. A polícia ofereceu uma recompensa de 7 mil euros a quem fornecesse informações, mas até agora o crime ainda está por deslindar.

MIGUEL MACEDO LOUVA INSPECTOR-CHEFE DA POLÍCIA ESPANHOLA


LISBOA (17 Maio) – O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, por despacho de 12 deste mês e publicado hoje em “Diário da República” louva o Inspector -Chefe D. Javier Vega Cuesta, do Corpo Nacional de Polícia do Reino de Espanha, porque ao longo de mais de 10 anos em que exerce as funções de Chefe da Unidade de Extranjeria y Documentación, situada na localidade de Alcanices, Espanha, “sempre demonstrou ser um dirigente empenhado no fortalecimento das relações existentes entre o Corpo Nacional de Polícia e a Polícia de Segurança Pública, através do Comando Distrital de Bragança, promovendo a fluidez e a constante troca de informações de carácter policial entre as duas polícias”. “Considerando a mobilidade atual, a proximidade das regiões, e o facto de na província de Castela e Leão residirem muitos portugueses naturais de Bragança, ao mesmo tempo que os espanhóis se deslocam para Portugal em momentos de passeio e lazer com relativa frequência, condições estas que geram um fluxo permanente de pessoas que circulam entre os dois países, mesmo algumas originárias de países terceiros, o que propicia condições favoráveis para a prática de alguns tipos de criminalidade, como a pequena criminalidade contra o património e também o tráfico de estupefacientes em pequena escala, muito tem contribuído o seu empenho para o excelente relacionamento institucional entre as duas polícias, estimulando a cooperação e valorização mútuas em benefício da segurança publica e do bem -estar dos cidadãos”, lê-se no despacho de Miguel Macedo. “Pelas excelentes qualidades e virtudes pessoais e profissionais e pela forma ímpar como tem desenvolvido a cooperação ibérica em prol da segurança pública e, como vem sabendo interpretar as ameaças e desafios da sociedade atual, devem os serviços que o Inspector -Jefe D. Javier Vega Cuesta tem prestado a Portugal ser publicamente destacados e classificados de extraordinariamente importantes e distintos”, conclui o despacho assinado pelo ministro da Administração português.

GNR CAÇA "ARSENAL" A IDOSA DE 60 ANOS


SETÚBAL (16 Maio) – Uma mulher, de 60 anos, que guardava um autêntico “arsenal” em casa, em Palmela, foi detida no âmbito de um processo relacionado com ameaças com arma de fogo pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Setúbal. Na busca à sua residência foram confiscadas seis espingardas de caça; uma espingarda shot gun; uma carabina; duas espingardas de tiro desportivo e uma pistola de tiro desportivo. Os militares apreenderam ainda um spray de gás pimenta, uma faca de mato, duas caixas de pólvora, munições e diverso material relacionado com o enchimento de cartuchos de caça.

44 ACUSADOS DE FRAUDE FISCAL NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL


LISBOA (16 Maio) – O Ministério Público acaba de acusar e requer o julgamento, em tribunal colectivo, de 44 arguidos dos quais 18 são pessoas colectivas, pela prática dos crimes de fraude fiscal qualificada. Numa investigação de excepcional complexidade ficou suficientemente indiciado que estes arguidos utilizaram esquemas de facturação falsa através de diversas empresas, algumas das quais fictícias, todas elas do ramo da construção civil, a fim de defraudarem o Estado no pagamento devido de IVA e de IRC, no montante de milhares de euros. A fraude foi praticada entre 2003 e 2007 e a investigação examinou a facturação falsa, extractos bancários, relatórios de inspecções tributárias, contabilidade de empresas e demais prova documental, pericial e pessoal. A investigação foi dirigida pela 8ª secção do DIAP de Lisboa com a coadjuvação da PJ e da Autoridade Tributária.

 

ATINGIU RIVAL COM TRÊS TIROS


BRAGA (16 Maio) – Um homem, de 39 anos, operário da construção civil, foi detido ontem à noite pela Polícia Judiciária (PJ) de Braga, por suspeita de ter atingido com três tiros um outro, de 33 anos, em Vieira do Minho. Motivos passionais terão estado na origem dos disparos, que provocaram à vítima ferimentos graves, que puseram a sua vida em risco. O suspeito, natural e morador em Vieira do Minho, sem antecedentes criminais, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial.  

 

JOVEM PORTUGUÊS NEGA TER ESTADO SEQUESTRADO NA GALIZA


Suspeitos em tribunal. (Foto "Faro de Vigo")
OURENSE (15 Maio) – Um jovem português, alegadamente raptado no Porto para trabalho escravo na Galiza em 2010, negou no Tribunal de Ourense, que começou a julgar o caso esta semana, ter sido raptado ou sequer vítima de maus-tratos. Paulo Rafael da Silva Freitas, português, e Francisco Javier González Pereira, espanhol, os dois arguidos em julgamento negaram as acusações do Ministério Público espanhol, que pede 3 anos de prisão. “Não estive sequestrado, tinha liberdade para sair e confiava que me iam pagar pelo trabalho”, declarou o jovem, então com 15 anos, e agora com 18. Em 2010, o jovem foi dado pela mãe como desaparecido da sua casa, em Vizela, acabando por resgatado alguns dias depois pela Polícia Judiciária do Porto e pela Polícia espanhola, perto da cidade galega de Ourense. Na altura e, segundo a PJ, "o menor terá sido vítima de maus- tratos e agressões físicas, por parte de vários indivíduos estrangeiros, sobre os quais recaem fortes suspeitas de envolvimento no tráfico internacional de seres humanos". O menor terá sido seduzido por promessas de uma vida melhor, através da Internet. Os arguidos ter-se-iam deslocado ao Porto, viajando depois com o rapaz para a Galiza.

 

SPOTTERS: OS 8 MAGNIFICOS EM AMSTERDÃO

 

LISBOA (14 Maio) - A Unidade Metropolitana de Informações Desportivas da PSP de Lisboa fez deslocar a Amsterdão, na Holanda, oito polícias para apoiar e garantir a segurança de todos os adeptos portugueses que se desloquem ao Estádio Amsterdam Arena, para assistir ao encontro entre o Sport Lisboa e Benfica Vs. Chelsea Football Club, a contar para a Final da UEFA Europa League, edição 2012/2013. A equipa policial é liderada pelo Subintendente Valente Pinho, comandante dos policiamentos desportivos nos Estádios da Luz e de Alvalade. Os adeptos portugueses podem, desta forma, contar com o auxílio destes elementos da PSP, que servirão de elo de ligação entre as Polícias dos dois países.

PROFESSORA DA AMADORA PROIBIDA DE EXERCER E DE IR À ESCOLA

AMADORA (10 Maio) - Uma professora do primeiro ciclo do ensino básico, que lecciona numa escola pública na Amadora, acaba de ser indiciada pela prática de 7 crimes de maus-tratos aos alunos, desde 2009 até ao presente e de forma reiterada, com maior incidência sobre os que revelavam maior fragilidade, quer física quer psicologicamente. Esta quinta-feira, a 6.ª Secção do DIAP na Amadora submeteu a professora a interrogatório judicial, tendo-lhe aplicadas as medidas de coacção de proibição do exercício de funções de docente do ensino básico, proibição de entrar na escola onde leccionava e de aproximar-se a menos de 50 metros da mesma, bem como, finalmente, a proibição de contactar, por qualquer meio, com os alunos e respectivos encarregados de educação.

 

AGENTE DA PSP PRENDE DOIS ASSALTANTES VIOLENTOS


QUELUZ (10 Maio) – Dois homens que estavam a assaltar uma pastelaria, sequestrando a única empregada, foram surpreendidos e capturados, em flagrante, por um agente da PSP, na Rua de Timor, em Queluz. Os assaltantes, de 23 e 24 anos, armados com facas, tinham, entretanto, ameaçado de morte, amarrado e amordaçado a empregada que, em estado de choque, acabou por ser transportada, por precaução, ao Hospital Fernando da Fonseca. O produto do roubo, cerca de 370 euros, foi também resgatado pelo polícia.

LADRÕES DE PAPAGAIOS APANHADOS EM ALCABIDECHE


ALCABIDECHE (10 Maio) -O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Sintra deteve em Alcabideche, Cascais, quatro homens suspeitos de terem furtado nove papagaios, avaliados em 9 mil euros, de um domicílio, em Terrugem. As aves seguiam numa viatura que foi interceptada por estar a realizar manobras suspeitas. Os suspeitos, com idades entre os 17 e os 25 anos, possuem antecedentes criminais por crimes que incluem tentativas de homicídio e ofensas à integridade física cometidas com arma de fogo, fabrico de explosivos e furtos em interior de residência. Foi ainda apreendido um alicate de corte, um gorro passa montanhas, luvas, um camaroeiro de fabrico artesanal e dois telemóveis. Os suspeitos foram constituídos arguidos e libertados mediante termo de identidade e residência.

 

CONDENADO A 4 ANOS E MEIO POR ABUSO SEXUAL DE MENOR DE 13 ANOS


BRAGA (09 Maio) - A Vara de Competência Mista de Braga condenou a 4 anos e seis meses de prisão efectiva um arguido pela prática, em autoria material, de um crime de abuso sexual de criança, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Distrital do Porto. O tribunal deu como provado, além do mais, que o arguido, de Março de 2011 a início de Junho de 2011, manteve por várias vezes relacionamento sexual de cópula completa com a filha da sua companheira, a qual contava apenas 13 anos de idade.

 

ALERTA: BANCOS ESTRANGEIROS ESTÃO A OPERAR SEM LICENÇA EM PORTUGAL


LISBOA (09 Maio) –  O Banco de Portugal anunciou no seu sitio da Internet que tomou conhecimento de que uma suposta entidade denominada “Holding Bank Finance and Investment Corporation” tem vindo a apresentar-se junto do público como entidade que actua na área do “Private Banking”, com o objetivo de obter dos seus potenciais clientes a entrega de quantias monetárias, sem que, aparentemente, venha a verificar-se a contrapartida da prestação de qualquer serviço financeiro. Esta suposta entidade, segundo o Banco de Portugal, surge associada a Francisco Marcos Saeger e Fernando Emanuel Correia de Sá, actuando este último também como Fernando de Sá Correia e Fernando Desa.  O Banco de Portugal alerta, pois, que a Holding Bank Finance and Investment Corporation não está habilitada a exercer, em território nacional, a actividade de recepção de depósitos ou outros fundos reembolsáveis, nem a de concessão de crédito ou qualquer outra actividade financeira. Uma outra sociedade com a denominação “Ilike, Unipessoal Lda.”, actuando sob a designação de “InoveOnline”, também não é uma entidade habilitada a exercer, em território nacional, a actividade de prestação de serviços de pagamento ou qualquer outra actividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal.

 

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: REBENTOU COM BAÇO DA NAMORADA


LISBOA (09 Maio) – O Tribunal de Instrução Criminal confirmou a prisão preventiva de um indivíduo que atraiu a sua casa a namorada e a agrediu num quadro de grande e repetida  violência, causando-lhe, entre outras lesões, ruptura do baço, entretanto extraído em operação cirúrgica. O Ministério Público (MP) actuou rapidamente, na sequência da notícia do crime, tendo emitido mandado de detenção, fora de flagrante delito e reunido os necessários elementos de prova à sustentação da medida de coacção agora aplicada.

 

MÃE E FILHO ACUSADOS DE USURA


MATOSINHOS (07 Maio) – O Ministério Público deduziu acusação contra dois arguidos, mãe e filho que, entre 2000 e 2010, dedicaram-se a emprestar dinheiro a particulares e a empresas, a troco de juros e outras remunerações, sempre elevados, sem qualquer manifestação fiscal. À arguida são imputados 11 crimes de usura qualificada, 5 de abuso de confiança, um crime de fraude fiscal e um outro de branqueamento de capitais. Quanto ao arguido, este foi acusado de um crime de usura e outro de branqueamento de capitais. O Ministério Público efectuou ainda liquidação nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 8º da Lei nº 5/2002, de 11 de Janeiro, pedindo a declaração de perdimento a favor do Estado da quantia de 483 428,13 euros, segundo anunciou a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

 

CONDENADO A 13 ANOS POR TIROTEIO E MORTE NO BAIRRO DO CERCO


(Foto Eduardo Martins/CM)
PORTO (07 Maio) - A 3ª Vara Criminal do Porto condenou hoje um arguido na pena de 12 anos e 6 meses de prisão pela prática de um crime de homicídio simples, agravado pela utilização de arma de fogo, e na pena de 18 meses de prisão, pela prática de um crime de detenção de arma proibida. Em cúmulo, foi aplicada a pena única de 13 anos de prisão. O arguido, de seu primeiro nome Delmar, foi o autor de um violento tiroteio em frente ao bloco 11, do Bairro do Cerco, no Porto, do qual veio a resultar a morte de Carlos Maia, 27 anos, na tarde do dia 22 de Abril do ano passado. Em fuga, por receio de represálias, o arguido entregou-se duas semanas depois à PJ do Porto.

 

TOUROS EM FUGA EM VIANA DO CASTELO


VIANA DO CASTELO (07 Maio) – Dois touros com 500 quilos, um deles muito agressivo, estão a ser procurados desde segunda-feira, depois de terem fugido quando eram carregados para um transporte para abate, na freguesia de Perre. O criador de gado Manuel Farinhoto, dono dos animais, avisou as autoridades e pôs os habitantes de sobreaviso. Ele receia que, pelo menos um dos animais, possa causar alguma tragédia, dado ser “muito violento”. E aconselha mesmo “ninguém a aproximar-se, caso avista o animal”, devendo, antes, chamar logo a GNR que, por sua vez, tem empenhados nas buscas militares do SEPNA.

 

GUARDAVA "ARSENAL" JUNTO AO BALCÃO DO CAFÉ

 

AMADORA (06 Maio) – A PSP da Amadora deteve um homem, de 50 anos, por posse de armas proibidas e confiscou-lhe um autêntico “arsenal” que guardava junto ao balcão de atendimento ao público no café que explora, na freguesia da Damaia. Uma catana, dois machados, dois punhais, duas adagas, um bastão em madeira e duas réplicas de armas de fogo constituíam o “arsenal”, que a Polícia apreendeu por ser “susceptível de causar danos graves em caso de agressão”. O homem, que não possui antecedentes criminais, será presente ao Tribunal Judicial de Lisboa Noroeste, na Amadora, para primeiro interrogatório judicial.

 

PSP IDENTIFICA PIRÓMANO SUSPEITO DE ATEAR FOGO A QUATRO CARROS



LISBOA (06 Maio) - Um homem, de 51 anos, suspeito de ter incendiado quatro viaturas esta madrugada na área da Graça, em Lisboa, foi identificado pela PSP. Entre as 4h00 e as 6h30, o suspeito terá incendiado duas viaturas na Calçada do Monte, outra na Calçada da Graça e uma quarta na Travessa do Terreiro do Trigo. Para além das quatro viaturas, registaram-se fogos num posto de transformação da EDP, situado na Rua das Escolas Gerais, e numa papeleira e num vidrão, na Rua de Sapadores. A Polícia suspeita tratar-se de acções do mesmo pirómano.

 

ASAE APANHA DOIS POLÍCIAS EM CASINO ILEGAL

PAÇOS DE FERREIRA (04 Maio) -  Dois polícias contam-se entre as 19 pessoas detidas esta madrugada pela ASAE num casino clandestino em Paços de Ferreira. Foram todos surpreendidos, em flagrante, na prática de jogo ilegal. Na operação, que foi o culminar de alguns meses de investigação, participaram 25 inspectores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que confiscaram diversas fichas de poker, baralhos de cartas e diversas raspadinhas ilegais. Entre os 19 jogadores detidos e notificados para comparecer em tribunal para julgamento sumário e além dos dois efectivos das forças e serviços de segurança, os inspectores da ASAE identificaram dois menores. O processo segue termos a cargo do Ministério Público de Paços de Ferreira.

 

ASSALTO E MORTE NO QUEIMÓDROMO: PJ NA PISTA DE ENCAPUZADOS

Marlon Correia
PORTO (04 Maio) – A PJ do Porto estará na pista dos quatro encapuzados que esta madrugada tomaram de assalto as bilheteiras do Queimódromo e mataram a tiro Marlon Barbosa Correia, um jovem universitário de 24 anos, e feriram dois agentes de segurança privada. O assalto violento registou-se pouco antes da chegada de uma carrinha de valores da Esegur para recolher o dinheiro, que não chegou a ser roubado. Finalista do curso de Desporto da Universidade do Porto, Marlon Correia era jogador de futebol do Sporting Clube Arcozelo, em Gaia.

 

 

FALSO PADRE EM PREVENTIVA POR FURTOS EM IGREJAS DE LISBOA


Agostinho Caridade
 
LISBOA (04 Maio) - O falso padre Agostinho Caridade, 40 anos, detido pela PJ há quatro dias por furtos avaliados em 45 mil euros na igreja de S. Nicolau e na capela Nossa Senhora de Monserrate, em Lisboa, ficou em prisão preventiva. Na noite de 26 para 27 de Fevereiro, o arguido subtraiu do interior da Igreja de São Nicolau, em Lisboa, duas imagens do Menino Jesus e adornos em prata postos nas imagens. No dia 13 de Março procedeu à venda de um Menino Jesus junto de um antiquário da área de Alvalade, Lisboa. Já na noite de 7 para 8 de Fevereiro tinha furtado da capela de Nossa Senhora de Monserrate, nas Amoreiras, em Lisboa, três imagens religiosas do século XVIII e XIX, cheques em branco e outros objectos. Mais tarde, usou os cheques para pagar peças adquiridas em antiquários do Porto. O processo é dirigido pela 8ª secção do DIAP de Lisboa.

 

ASSALTO, PERSEGUIÇÃO E TIROS FAZEM DOIS FERIDOS

SINTRA (03 Maio) – Dois feridos, um guarda da GNR e um alegado assaltante, é o balanço de uma perseguição, com tiros pelo meio, registada na última madrugada, depois de três homens terem assaltado um posto de abastecimento de combustível próximo de Santa Cruz, Torres Vedras. Depois do assalto, uma patrulha da Ericeira avistou a viatura dos suspeitos, seguindo-se uma perseguição que passou por Mafra, Igreja Nova e Cheleiros. Já em Pêro Pinheiro, chegados à passagem de nível de Sabugo, os três homens fugiram na viatura pela via-férrea acabando por ser abalroado por uma composição da linha do Oeste. Um dos suspeitos, de 46 anos, sofreu ferimentos e acabou preso em Olelas, Almargem do Bispo, Sintra, tendo os outros logrado escapar, embora a “caça ao homem” montada pela GNR na região.

 

MULHER TENTOU MATAR AS DUAS FILHAS

LAGOS (03 Maio) - A Polícia Judiciária (PJ) de Portimão identificou e deteve uma mulher de 27 anos, pela presumível prática de dois crimes de homicídio, na forma tentada, de que foram vítimas as filhas menores de 5 e 11 anos. Os crimes registaram-se no dia 30 de Abril, no domicílio onde a mulher estava sozinha com as duas filhas, em Lagos. Segundo a PJ, a suspeita poderá ter agido num quadro de distúrbios emocionais.

 

CASAL ENCONTRADO MORTO EM CASA


SANTARÉM (02 Maio) - Um casal foi encontrado morto esta quinta-feira, à hora de almoço, no seu domicílio, na urbanização Vila Verde, em Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos. O homem, de 43 anos, que trabalhava numa empresa da região não apareceu ao serviço e os colegas estranharam tendo entrado em contacto com familiares. Estes foram à habitação e por estar trancada chamaram a GNR. A mulher, de 39 anos, tinha sinais de ter sido atingida na cabeça com um objecto e foi encontrada na banheira da casa de banho. O homem foi encontrado enforcado na garagem. O casal deixa órfã uma menina de três anos de idade. A hipótese de assassínio, seguido de suicídio, está a ser encarada. A Secção de Homicídios da PJ de Lisboa está a investigar.

 MANIFESTANTE DO 5 DE OUTUBRO CONDENADO

LISBOA (02 Maio) - O homem que, no dia 5 de Outubro de 2012, estava entre os manifestantes, frente à Assembleia da República, foi condenado pelo Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa pelos crimes de resistência e coacção contra a autoridade a 5 meses de prisão, que, devido aos seus antecedentes, foi convertida em 150 dias de multa à taxa diária de 7€ - multa de 1050. O arguido arremessou duas garrafas de cerveja contra os agentes da PSP, que formavam um cordão de segurança à Assembleia da República, querendo com isso impedir que cumprissem com a sua missão de manutenção da ordem pública e de protecção de um órgão constitucional, sublinha a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

 

DUPLA ASSALTAVA IDOSAS POR ESTICÃO

ALMADA (02 Maio) - No âmbito de inquérito que corre termos na Unidade de Investigação da Criminalidade Violenta do MP de Almada, com investigação a cargo da GNR, foi possível identificar e deter dois indivíduos fortemente suspeitos de terem protagonizado crimes de roubo por esticão e de furto qualificado, eventualmente abuso de confiança, contra senhoras idosas. Os suspeitos, circulando de automóvel nas áreas da Trafaria, Costa e Charneca da Caparica, ao avistarem senhoras idosas que caminhavam sozinhas no passeio, abordavam as mesmas assumindo uma postura afável e simulando serem seus conhecidos, ganhando a sua confiança até ao ponto de as convencerem a mostrarem-lhes as jóias em ouro que consigo tivessem, e nesse momento retiravam as mesmas, pela força, pondo-se em fuga. Submetidos a primeiro interrogatório ficaram ambos sujeitos à obrigação de apresentações diárias no posto policial.

 

PSP COMEÇOU A EMITIR NOVOS CARTÕES DE VIGILANTES

LISBOA (01 Maio)- Os novos cartões profissionais de vigilante de segurança privada, cujo modelo foi aprovado em 2009, começaram a ser enviados esta semana aos titulares, depois de, nos últimos quatro anos, serem substituídos por guias. Os atrasos na emissão dos novos cartões ficaram a dever, segundo a Direcção Nacional da PSP, “a procedimentos legais, bem como algumas dificuldades de carácter técnico". Ainda segundo a PSP, a impressão e emissão dos novos cartões é efectuado de “forma gradual e articulado” com a Imprensa Nacional Casa da Moeda. O Departamento de Segurança Privada da PSP é o serviço responsável pela emissão de alvarás, licenças e autorizações de entidades de segurança privada, bem como de cartões profissionais que habilitam o exercício profissional da actividade.

 

AGENTE DE SEGUROS PRESO POR BURLA DE 200 MIL

TORRES VEDRAS (30 Abril) - Um homem, de 50 anos, mediador de seguros, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa, por suspeita de ter defraudado mais de 10 pessoas, no valor de 200 mil euros. Os elementos de prova coligidos no decurso da investigação, revelaram que o suspeito com funções de gerente numa agência seguradora da região Oeste, engendrou um plano para ludibriar diversos clientes, propondo-lhes a contratualização de aplicações financeiras, conseguindo dessa forma que lhe fossem entregues elevadas quantias monetárias que nunca chegaram a dar entrada na companhia e das quais veio a apoderar-se ilegitimamente.

 

AUTOR DE 15 FURTOS EM PREVENTIVA


LISBOA ( 29 Abril) - Um arguido fortemente indiciado pela pratica reiterada de furtos em residências, estabelecimentos e a pessoas frequentadoras de igrejas, cafés, hotéis, em Lisboa, viu confirmada a prisão preventiva, anunciou a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa do MP. O homem é suspeito de 15 furtos praticados entre Março de 2011 e Fevereiro último.



 

PJ CAPTURA ASSALTANTE DE TAXISTA

LOURES ( 27 Abril) - A Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa deteve um homem, de 23 anos, pela presumível prática de roubo de que foi vítima, há um ano, em Loures, um motorista de táxi. O suspeito, juntamente com um outro, ainda por identificar, ameaçaram a vítima com uma arma de fogo e roubaram-lhe 200 euros e um telemóvel. Os inspectores da PJ investigam a hipótese de estar envolvido noutros assaltos violentos.
 
 

PSP DETÉM JOVEM COM DROGA E ARMAS

OEIRAS (26 Abril) - A PSP de Oeiras deteve um jovem de 20 anos, na Cruz Quebrada, por tráfico de droga e posse de armas de fogo. Em casa do suspeito, a polícia confiscou quase um quilo de haxixe e duas armas com os respectivos números de série apagados.