segunda-feira, 15 de abril de 2013

NARCOS ITALIANOS CONTRATAM PORTUGUÊS PARA TRIPULAR VELEIRO COM COCAÍNA

O veleiro tripulado por José Aguiar (Fotos JornaldaParaíba)
Um cidadão português, José Anibal Aguiar, está entre um grupo de seis alegados narcotraficantes acusados pelo Ministério Público Federal no Piauí, por associação para o transporte internacional de drogas, uso de documentos falsos e porte ilegal de armas.
Os outros acusados são os italianos Roberto Menale e Alessandro Pasanisi  e os brasileiros Valdir Pedro, Paulo Rogério Prado  e Marcos Luiz Guedes.
Os seis foram presos em finais do Verão passado numa operação da Polícia Federal, quando colocavam em prática um plano para transportar, a partir do Brasil para a Europa, 270kg de cocaína no veleiro Wiz, ancorado no Porto do Trapiche, em Luis Correia, e  comprado por Pasanisi em  Itália.
José Anibal Aguiar, 51 anos, natural de Lisboa, e o italiano Alessandro Pasanisi zarparam do Porto do Trapiche e foram presos em flagrante pela Polícia Federal, com o apoio da Marinha do Brasil, quando estavam a 1.500m da costa marítima.  
O veleiro era tripulado pelo cidadão português, que possui carta de marinheiro


Carta de marinheiro de José Aguiar
emitida pela Marinha Portuguesa. A polícia encontrou a droga embalada em sacos plásticos, guardadas em onze sacolas de viagem que estavam empilhadas sobre duas camas no dormitório da embarcação.


Os outros três membros da quadrilha - Roberto Menale, Valdir Pedro e Marcos Luiz – foram presos mais tarde num restaurante na cidade de Piripiri. Já na sede da Polícia Federal, em Parnaíba, Marcos Luiz Guedes apresentou documentos falsos para tentar ocultar a sua verdadeira identidade. Neles, Marco Luiz Guedes era identificado como Marcos Luiz da Silva.
O MPF pede a condenação dos réus por haver associação entre eles para transportar a cocaína para a Europa. Podem ser condenados de 3 a 10 anos de prisão e 700 a 1200 dias de multa. Por participarem na logística e transporte da cocaína no território brasileiro, os réus Roberto Menale, Valdir Pedro, Marcos


A cocaína confiscada no veleiro
Luiz Guedes e Paulo Rogério podem ser punidos com penas entre 5 e 15 anos de prisão e 500 a 1500 dias de multa, cumulativamente com a pena anterior.


Já por transportarem a cocaína a bordo do veleiro, o português José Anibal e o italiano Alessandro Pasanisi podem ser condenados a mais uma pena, que varia entre 5 e 15 anos  e 500 a 1500 dias de multa. Por utilizar documentos falsos, Marco Luiz Guedes também poderá ser condenado até mais 5 anos de prisão. Por manter sob sua guarda, sem autorização, arma de fogo e acessórios e munição, Alessandro Pasanisi pode ser condenado até mais 4 anos de prisão e multa.
Os réus, que deverão começar a ser julgados em breve, estão detidos na Penitenciária Mista de Parnaíba- a segunda cidade mais populosa, a seguir a Teresina, capital do Estado do Piauí, no Nordeste. BIGNEWSvp