BIGAlertas

PJ ALERTA PARA FALSOS QUADROS DE PAULA REGO E ANTÓNIO PALOLO


A Policia Judiciária (PJ) continua a acompanhar e combater o fenómeno da falsificação com a máxima atenção e, uma vez mais, vem alertar os eventuais interessados na aquisição de pintura, sobretudo de autores mais cotados, para que adoptem todas as cautelas no sentido de apurar a sua origem e confirmem a autenticidade antes da conclusão dos negócios, devendo, em caso de dúvida, contactar os seus serviços. Apela, também, aos compradores que tenham adquirido, nos últimos anos, obras de Paula Rego e António Palolo fora dos circuitos mais credenciados e sem adequada certificação da sua originalidade, que contactem a PJ, a fim de apurar a autenticidade das mesmas. O alerta da PJ surge na sequência da operação “Arco Iris”, que permitiu detectar e apreender cerca de 300 quadros presumivelmente falsos, pretensamente da autoria daqueles prestigiados pintores. As obras estavam na posse de diversos comerciantes e coleccionadores e foram apreendidas na sequência de várias diligências e buscas domiciliárias, na cidade de Lisboa e arredores, tendo sido, igualmente, encontrados e apreendidos alguns certificados que atestavam falsamente a autenticidade dos trabalhos. Este conjunto de apreensões, pelo inusitado número e concentração em apenas dois autores, não tem precedentes em Portugal, constituindo-se na maior jamais efectuada em território nacional.

BANCOS ESTRANGEIROS ESTÃO A OPERAR SEM LICENÇA EM PORTUGAL



LISBOA (09 Maio) –  O Banco de Portugal anunciou no seu sitio da Internet que tomou conhecimento de que uma suposta entidade denominada “Holding Bank Finance and Investment Corporation” tem vindo a apresentar-se junto do público como entidade que actua na área do “Private Banking”, com o objetivo de obter dos seus potenciais clientes a entrega de quantias monetárias, sem que, aparentemente, venha a verificar-se a contrapartida da prestação de qualquer serviço financeiro. Esta suposta entidade, segundo o Banco de Portugal, surge associada a Francisco Marcos Saeger e Fernando Emanuel Correia de Sá, actuando este último também como Fernando de Sá Correia e Fernando Desa.  O Banco de Portugal alerta, pois, que a Holding Bank Finance and Investment Corporation não está habilitada a exercer, em território nacional, a actividade de recepção de depósitos ou outros fundos reembolsáveis, nem a de concessão de crédito ou qualquer outra actividade financeira. Uma outra sociedade com a denominação “Ilike, Unipessoal Lda.”, actuando sob a designação de “InoveOnline”, também não é uma entidade habilitada a exercer, em território nacional, a actividade de prestação de serviços de pagamento ou qualquer outra actividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal.

BURLA INFORMÁTICA ("POP UP")


Têm vindo a ser disseminados "pop ups" com o logótipo da PSP (Direção Nacional) e com instruções para pagamento por suposta violação da lei de "direitos de autor e direitos adjacentes" e / ou por divulgação de "Conteúdos Pornográficos Proibidos".  Para além de conterem uma identificação gráfica mais credível e cuidada, possuem ainda indicadores que induzem os utilizadores em erro, ativando inclusive a webcam do PC,  levando o utilizador a acreditar que está a ser monitorizado. Os utilizadores são ainda informados que os atos praticados constituem um crime ou uma contra ordenação punível com "multa", sendo intimados a procederem a um pagamento monetário para desbloquearem o computador. A PSP acredita que a ajuda de todos é determinante para prevenir estes “ataques” informáticos.  O procedimento para eliminar este vírus é o seguinte:- Entrar no computador em "Modo de Segurança"- Abrir: menu iniciar\todos os programas\arranque. Aqui encontrará um atalho para um ficheiro executável, cujo nome é constituído por um grupo de números e letras e que terá que ser eliminado;- Para o eliminar, aceder a C:\Documents and Settings\nome do utilizador\Menu Iniciar\Programas\Arranque (no caso do windows XP)ou C:\Users\nome do utilizador\Menu Iniciar\ Programas\ Arranque (no caso do windows 7). Nesta pasta deverá remover o ficheiro atrás referido;- Após a remoção do ficheiro, deverá voltar a: menu iniciar\todos os programas\arranque deverá selecioná-lo com a tecla direita do rato e eliminá-lo;Poderá iniciar agora o seu computador normalmente!